Rafiting .
Aventura
Segundo a ABNT, o rafting é definido como “descida de rios com corredeiras em botes infláveis”. Nesta atividade, quem manda é o rio. Corredeiras, redemoinhos, ondas, pequenas cachoeiras: desbravar um curso d’água em um bote inflável é a grande graça do rafting. Os participantes, que formam grupos de quatro a doze pessoas (dependendo do tamanho do bote), são conduzidos por uma pessoa responsável pela orientação do grupo durante o percurso. Para descer o rio e transpor seus obstáculos, é preciso pôr em prática o espírito de equipe e entender que ritmo, união, senso de liderança, percepção sensorial e até solidariedade contam muito para que o bote avance.
A atividade é classificada em classes de dificuldade que variam do I ao VI, conforme os obstáculos, o volume de água e a região onde se encontra o rio. No turismo de aventura, a atividade geralmente é realizada até classe IV, sendo as demais propícias apenas para profissionais.
LEMBRE-SE SEMPRE QUE TODO ESPORTE TEM SUAS NORMAS E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA E DEVE SER ORIENTADO E SUPERVISIONADO POR INSTRUTORES EXPERIENTES. ESTES DEVEM AVALIAR AS NECESSIDADES ESPECIAIS DE CADA UM E FAZER AS DEVIDAS ADAPTAÇÕES.